Pesquisa aponta que 23 milhões de brasileiros vivem sob domínio do crime organizado
Um levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) com o apoio do Datafolha, aponta que cerca de 23,5 milhões de brasileiros maiores de 16 anos vive sob o domínio de facções criminosas ou milícias e a maior concentração é em grandes cidades e regiões metropolitanas.
Renato Sérgio de Lima, diretor-presidente do FBSP, relatou:
“Esses dados demonstram o impacto da presença do crime organizado no dia a dia dos brasileiros, sobretudo nas grandes cidades, o que têm despertado atenção maior de jovens e adultos da faixa etária entre 16 e 24 anos”
Renato ainda destacou que o problema do crime organizado não se restringe às grandes cidades. Cidades do interior, transformadas em pontos estratégicos do tráfico de drogas, também sofrem com a presença de facções criminosas. O grande desafio atual é recuperar o controle desses territórios.
“O Estado brasileiro está diante de um imenso desafio, que passa pela retomada do controle sobre territórios, a identificação do caminho percorrido pelo dinheiro desses grupos nacionais e transnacionais e também pelo controle de produtos do crime a partir do rastreamento de mercadorias utilizadas para lavagem de recursos”
Mais de 16% dos 2.045 brasileiros entrevistados, ou seja, cerca de 28 milhões de pessoas, relatam conviver com o problema das cracolândias em seu dia a dia.
A Cracolândia de São Paulo é um dos maiores exemplos. O centro da cidade, especificamente as áreas das avenidas Duque de Caxias, Cásper Líbero e Mauá, e o bairro Campos Elíseos, concentram a maior parte dos usuários. A insegurança causada pelos constantes tumultos e roubos no final de 2023 obrigou o fechamento de grande parte do comércio local.
Por: Beatriz Queiroz
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil