Bloqueio do X reduz posts em mais de 65%, mas não zera atividade de brasileiros

Determinado na sexta-feira (30) pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, e ratificado pela 1ª Turma da Corte nesta segunda-feira (2), o bloqueio do X no Brasil reduziu as postagens em português ou emitidas no Brasil em 66,71% no comparativo entre o primeiro domingo de fechamento e a média geral dos domingos na rede.

Segundo levantamento da consultoria Arquimedes encomendado pela CNN Brasil, a decisão do STF não eliminou completamente a atividade de brasileiros na rede do bilionário Elon Musk.

Neste domingo, com a conclusão das notificações feitas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a provedores no país, a Arquimedes captou 4.124.912 postagens em português ou emitidas do Brasil, metodologia adotada pela consultoria a fim de acompanhar os assuntos mais debatidos no antigo Twitter. A média aos domingos, segundo histórico da empresa, é de 12.391.820 postagens.

Segundo Pedro Bruzzi, sócio da Arquimedes e especialista em monitoramento de redes sociais abertas, o X é uma rede com atividade mais intensa em dias úteis, mas os domingos costumam ter a intensa atividade de brasileiros em razão de eventos esportivos, como os jogos de futebol.

Créditos da imagem: Divulgação/Commons

Escrito por: Rafael Ajooz