Investigado por incitar ataques de 8 de janeiro, senador Marcus do Val tem parte de contas desbloqueadas

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou que as contas do senador Marcos do Val (Podemos-ES) sejam parcialmente desbloqueadas para que ele tenha recursos suficientes para sua subsistência. A decisão atende a um pedido da defesa do senador, que agora terá acesso a 30% de seu salário.

O bloqueio das contas, que poderia atingir até R$ 50 milhões, e o acesso limitado às redes sociais foram medidas tomadas após o senador ter sido acusado de ataques e ofensas contra investigadores da Polícia Federal e por divulgar montagens ofensivas contra o ministro.

Não há necessidade de manutenção total da restrição, para permitir que o investigado possa dispor de valores decorrentes de seus vencimentos necessários para sua efetiva subsistência“, justificou Moraes.

Do Val, que é investigado por tentativa de golpe e associação criminosa, afirmou que a autoridade policial é “capataz” de Moraes. O entendimento do senador é de que o bloqueio é um “abuso de autoridade” e demonstrou surpresa com a medida de reativação de contas.

Por: Ágatha Araújo

Foto: reprodução/GloboNews