Brasil deve enfrentar nova onda de calor intensa em setembro

O Brasil se prepara para uma nova e poderosa onda de calor no início de setembro, com uma massa de ar quente e seco dominando o país a partir da segunda-feira (2). Segundo o Climatempo, esse fenômeno é comum nesta época do ano, especialmente no Brasil Central e Centro-Oeste, mas tem se tornado mais intenso, precoce e prolongado nos últimos anos.

A previsão indica que esta onda de calor poderá ser a mais forte deste ano, superando as registradas entre março e maio em duração e temperaturas. A expectativa é de que o calor extremo persista até meados da segunda quinzena de setembro, com a chegada de chuvas somente entre o final do mês e início de outubro. A primeira frente fria do mês é esperada para o dia 19, trazendo alívio parcial ao reduzir o calor em alguns estados.

Enquanto isso, o país enfrentará dias de calor intenso e baixa umidade do ar, com índices podendo cair abaixo de 12% em várias regiões, como o sul de Mato Grosso e o interior de São Paulo. A combinação de tempo seco e a atmosfera estagnada pode agravar a situação das queimadas e prejudicar a qualidade do ar devido ao aumento de poluentes.

Por: Luiza Torrão

Foto: Divulgação/Climatempo