Cientistas desenvolvem gel biodegradável que previne propagação de incêndios em construções

Foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Stanford, um gel biodegradável que pode evitar a propagação do incêndio em construções. O produto, de fácil aplicação, cria uma barreira protetora, impedindo a propagação das chamas e dando mais tempo para os bombeiros agirem.

A indústria cinematográfica já utiliza géis para proteger dublês em cenas com fogo, mas a tecnologia por trás desses produtos ainda apresenta limitações. O novo gel surge oferecendo uma proteção mais duradoura e eficaz.

Em comunicado à imprensa, Eric Appel, um dos principais autores do estudo e professor associado de ciência e engenharia de materiais na Universidade de Stanford, disse:

“Em condições típicas de incêndio florestal, os géis atuais que melhoram a água secam em 45 minutos. Desenvolvemos um gel que teria uma janela de aplicação mais ampla – você pode borrifá-lo mais antes do incêndio e ainda obter o benefício da proteção – e funcionará melhor quando o incêndio chegar”

A novidade do gel está na adição de partículas de sílica, que transforma o produto em um aerogel quando exposto ao fogo. Essa estrutura porosa e de baixa densidade atua como um isolante térmico, distribuindo o calor de forma mais uniforme e retardando a combustão. Diferentemente dos géis convencionais, que secam rapidamente, o novo gel oferece uma proteção mais duradoura, resistindo ao fogo por até 7 minutos, proporcionando mais tempo para que as equipes de combate a incêndios atuem.

Por: Beatriz Queiroz
Foto: Andrea d’Aquino