Paris 2024: Cerimônia de abertura reacende chama com ‘revolução’ dos Jogos Paralímpicos

Após um mês do início dos Jogos Olímpicos em Paris, a ‘Cidade Luz’ recebeu milhares de atletas nesta quarta-feira (28) na cerimônia de abertura do Jogos Paralímpicos 2024, uma festa que destacou “todos os corpos”.

Desta vez em um dia ensolarado, o evento paralímpico, o primeiro da história na França, iniciou pontualmente às 15h (horário de Brasília) com um espetáculo pensado pelo prestigiado diretor de teatro francês Thomas Jolly.

“Bem-vindos ao país do amor… e da revolução”, declarou o presidente do Comitê Organizador de Paris-2024, Tony Estanguet, ao anoitecer na Praça da Concórdia, onde um palco central em torno do famoso Obelisco de Luxor recebeu o show ‘Paradoxe’ (Paradoxo).

Durante o evento, os quase 50 mil espectadores aplaudiram e cantaram os nomes dos países e dos atletas, que interagiam com muita simpatia com o público.

“Esta noite começa a revolução paralímpica”, afirmou Stanguet, uma ideia compartilhada pelo presidente do Comitê Paralímpico Internacional (CPI), o brasileiro Andrew Parsons, que em seu discurso comemorou “o evento esportivo mais transformador do mundo”.

Depois das palavras de Stanguet e Parsons, o presidente da França, Emmanuel Macron, decretou oficialmente “abertos” os Jogos Paralímpicos de Paris.

 

Créditos da imagem: Reprodução/Youtube

Escrito por: Rafael Ajooz