Estudo aponta que contas pró-Trump em rede social usam fotos roubadas de influenciadoras europeias

Com fotografias roubadas de influenciadoras europeias de moda e beleza, contas falsas se fazem passar por mulheres chiques americanas que apoiam Donald Trump na rede social X, apontou um estudo publicado nesta quarta-feira (28).

O relatório da organização sem fins lucrativos Center for Information Resilience (CIR) chega no momento em que pesquisadores manifestaram preocupação em relação às eleições americanas de novembro pelo fato de que a rede X, de propriedade de Elon Musk – que manifestou apoio a Trump -, está cheia de contas falsas e desinformação política.

O CIR encontrou 16 contas que utilizam imagens de influenciadoras europeias sem permissão para se passar por mulheres jovens que promoviam Trump e incentivavam milhares de seguidores a votar no candidato republicano.

Essas contas estavam entre os 56 perfis que parecem fazer parte de uma campanha coordenada para impulsionar conteúdo pró-Trump, completou a organização. Ainda não ficou esclarecido quem está por trás dessa fraude digital nem se as contas promoviam conteúdo pró-Trump com fins ideológicos ou lucrativos.

O CIR explicou que os perfis falsos utilizam imagens cotidianas das contas de Instagram das influenciadoras, subtituladas com “hashtags” relacionadas ao movimento MAGA (acrônimo de “Make America Great Again”) e promessas de voto em Trump. O MAGA (“Façamos os Estados Unidos grandes de novo”, em português) é um slogan político usado por Trump e sua campanha.

Uma das contas falsas é “Luna”, que descreve a si mesma como “partidária de MAGA Trump”, de 32 anos, que utilizou imagens de uma influenciadora de moda alemã chamada Debbie Nederlof, segundo a emissora CNN, que contribuiu para investigação junto com o CIR.

Nederlof expressou frustração pelo uso indevido de suas imagens, ao dizer que não tinha “nada a ver com os Estados Unidos, com Trump, com as questões políticas de lá”.

A rede social X, por sua vez, não respondeu a um pedido de comentário.

 

Créditos da imagem: Divulgação/Commons

Escrito por: Rafael Ajooz