Apple revela que iPhone 16 trará avanços em Inteligência Artificial

A Apple confirmou que apresentará o iPhone 16 no dia 9 de setembro e deixou uma pista sobre o evento com o convite que traz a frase “It’s Glowtime” (“É hora de brilhar”). Esse trocadilho sugere uma grande atualização em relação ao processador atual. A expectativa é que o novo chip A18, que estará presente no iPhone 16, inclua um Neural Engine (NE) significativamente mais robusto, elevando as capacidades de Inteligência Artificial (IA) do aparelho.

Atualmente, o chip A17 do iPhone 15 Pro e Pro Max já conta com NE, mas suas funcionalidades de IA são limitadas. A nova Apple Intelligence, o nome dado pela Apple para sua integração avançada de IA, promete uma evolução considerável, oferecendo melhorias significativas para a assistente virtual Siri, tornando-a mais inteligente e interativa.

A Apple Intelligence será compatível apenas com dispositivos a partir do chip A17, ou seja, o iPhone 16, o iPhone 15 Pro e o iPhone 15 Pro Max. Nos iPads, MacBooks e outros produtos da linha Mac, a IA será compatível apenas com chips a partir do M2, excluindo os dispositivos com M1.

A nova funcionalidade visa complementar, e não substituir, a Siri, aprimorando sua capacidade de aprender sobre os hábitos e preferências do usuário. A integração com o ChatGPT e os modelos de linguagem da OpenAI permitirá novos recursos, como criação de Stickers e Emojis por comandos de texto ou voz, além de uma ferramenta de transcrição de áudios e gravações, que pode ser especialmente útil para profissionais da comunicação.

Enquanto parte dos recursos exigirá processamento em nuvem devido às limitações dos chips móveis, a OpenAI oferece uma das infraestruturas mais avançadas para suportar essas funcionalidades.

Por: Luiza Torrão

Foto: Reprodução