A primeira pesquisa Quaest divulgada desde o início oficial da campanha eleitoral no Rio de Janeiro mostra uma vantagem significativa para o prefeito Eduardo Paes (PSD), que lidera com 60% das intenções de voto. Essa vantagem é quase o triplo do total dos adversários. Comparado ao levantamento de julho, Paes aumentou sua vantagem em 11 pontos, enquanto Alexandre Ramagem (PL) caiu para 9% e Tarcísio Motta (PSOL) registrou 5%.
A pesquisa, realizada entre 25 e 27 de agosto e registrada sob o protocolo RJ-08084/2024, também revela que a margem de erro é de três pontos percentuais. Ramagem, Motta e Cyro Garcia (PSTU), com 3%, estão em empate técnico, considerando a margem de erro. Rodrigo Amorim (União), Marcelo Queiroz (PP), Juliette Pantoja (UP) e Carol Sponza (Novo) têm 1% cada, enquanto Henrique Simonard (PCO) não pontuou.
Os votos em branco e nulos somam 13%, e 6% dos eleitores não souberam responder. Esta pesquisa é a única desde o debate da Band, realizado em 8 de agosto, e as sabatinas dos candidatos em diversos veículos de mídia. A propaganda eleitoral na TV e no rádio começará nesta sexta-feira, com Paes e Ramagem recebendo tempos de veiculação similares, com uma pequena vantagem para o candidato do PL.
Por: Luiza Torrão
Foto: Reprodução/Montagem