Covid: centro registra aumento de casos no RJ e reforça importância da vacinação

Nesta terça-feira (27), com o aumento dos indicadores da covid-19 no Rio de Janeiro a Secretaria do Estado de Saúde (SES-RJ), decidiu retomar a divulgação do panorama sobre a doença. Os dados registrados apontam alta taxa de crescimento de assistência em Unidades de Pronto Atendimento (UPA). 

Os indicadores precoces, como as taxas que indicam exame positivo para a doença e o aumento da procura nas UPAs, sinalizam o aumento de casos antes mesmo da elevação registrada nos sistemas de informação. Por isso, o monitoramento é primordial para ações de preparação da secretaria no combate ao crescimento da doença.  

Os atendimentos de adultos nas UPAs do estado dobraram entre julho e agosto (houve crescimento de 239 casos em uma semana de julho para 480 em uma semana de agosto). Essa elevação também se mantém quando se refere a crianças atendidas 

“É muito importante que a população esteja imunizada contra a covid. As vacinas estão disponíveis nos postos de saúde. A higienização correta das mãos é um gesto simples e fundamental nessa prevenção. Em caso de sintomas de gripe, use máscara e se houver falta de ar, febre, tosse seca, dor de garganta, procure uma unidade de saúde”, orienta a secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello.  

 No comunicado, a SES destaca que tanto as unidades de saúde públicas quanto privadas devem registrar os casos de síndrome gripal através do Sistema E-SUS Notifica. Essa orientação se aplica às unidades de atenção primária e outras. 

Por: Carolina Sepúlveda 

Foto: Dado Ruvic/Reuters