SpaceX adia lançamento da missão Polaris Dawn por mau tempo; nova data ainda não confirmada
A SpaceX anunciou um novo adiamento da missão Polaris Dawn, marcada inicialmente para a madrugada de 28 de agosto. O lançamento foi cancelado devido ao mau tempo, e a empresa não planeja novas tentativas antes de 30 de agosto. A missão, parte do programa privado financiado pelo bilionário Jared Isaacman, terá como objetivo promover a exploração espacial privada, expandir a pesquisa em microgravidade e arrecadar fundos para o St. Jude Children’s Research Hospital.
Polaris Dawn é a segunda missão de Isaacman ao espaço, após a Inspiration4 em 2021, que arrecadou US$ 250 milhões para o hospital. Esta missão inclui também Scott Poteet, tenente-coronel aposentado da Força Aérea dos EUA, e as engenheiras da SpaceX Sarah Gillis e Anna Menon, que se tornarão as primeiras funcionárias da SpaceX a viajar ao espaço.
A missão vai lançar a tripulação em uma órbita altamente elíptica, alcançando cerca de 1.400 km de altitude, mais distante da Terra do que qualquer espaçonave desde as missões Apollo. A Polaris Dawn também realizará a primeira caminhada espacial totalmente civil, prevista para o terceiro dia da missão. O projeto foi adiado várias vezes para permitir o desenvolvimento de um novo traje para caminhadas espaciais e ajustes na cápsula Dragon.
A missão está prevista para terminar dois dias após a caminhada espacial, com um pouso de paraquedas na costa da Flórida. Os próximos lançamentos do programa ainda não têm objetivos definidos, mas Isaacman expressou interesse em colaborações com a NASA e possíveis voos tripulados do foguete Starship da SpaceX. O lançamento poderá ser acompanhado ao vivo através do webcast da SpaceX no X (antigo Twitter), que começará à 0h (horário de Brasília).
Por: Luiza Torrão
Foto: Divulgação/Polaris Program