Anatel implementa protocolo de ‘antiperturbação’ contra golpes e chamadas frequentes

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) quer implementar até o fim deste ano um protocolo que vai discriminar chamadas de golpistas e de telemarketing abusivo. Além do número de telefone, informações como nome da empresa e até o motivo do contato serão exibidas. A defesa “antigolpe” tem o objetivo de combater golpes, ao garantir que o consumidor saiba quem está ligando, mas também inibir as centrais de telemarketing e teleatendimento de realizar ligações abusivas.

O protocolo, chamado de “Origem Verificada”, já tem sido bem sucedido em países como França, Canadá e Estados Unidos, e visa aumentar a segurança das chamadas pela identificação do chamador.

Além disso, o projeto tem o objetivo de combater o spoofing (quando o número de uma chamada é alterado para enganar o destinatário).

Mas, no fim, ele aborda dois problemas para o consumidor: o da fraude e das chamadas abusivas. Se o consumidor receber ligações insistentes ou em horários inconvenientes, isso ficará registrado e ele poderá mais facilmente acionar uma reclamação“, explica o superintendente de Obrigações da Anatel, Gustavo Borges.

Por: Ágatha Araújo

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