Mpox: Anvisa prorroga dispensa de registro sanitário de duas vacinas
Medida publicada nesta terça-feira (27) no Diário Oficial da União autoriza, em caráter excepcional e temporário, a renovação da dispensa de registro sanitário das vacinas Jynneos e Imvanex.
A diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu, por unanimidade, renovar por mais 180 dias a autorização especial para o uso das vacinas Jynneos, fabricada pela Bavarian Nordic na Dinamarca, e Imvanex, produzida pela IDT Biologika na Alemanha. Apesar dos nomes diferentes, ambas as vacinas são o mesmo produto, sendo apenas uma questão de nomenclatura nos Estados Unidos e na Europa.
Diante da declaração da mpox como emergência de saúde pública internacional, o Ministério da Saúde busca adquirir 25 mil doses da vacina junto à Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). A Anvisa havia concedido autorização emergencial para o uso da vacina Jynneos no Brasil, mas este prazo está se encerrando. A vacina, destinada a adultos acima de 18 anos, tem validade de até 5 anos quando armazenada em temperaturas extremamente baixas.
O Centro de Tecnologia de Vacinas (CTVacinas) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) anunciou que a vacina brasileira contra a mpox está próxima de iniciar os testes em humanos. A pesquisa, iniciada há dois anos, ganhou maior visibilidade após declaração da mpox como emergência global.
Por: Beatriz Queiroz
Foto: Arquivo OnBus