Governo torna obrigatória distribuição gratuita de água em grandes eventos
Nesta terça-feira (27), uma portaria publicada pelo governo federal determina que água potável gratuita deve ser fornecida em grandes eventos, como shows e festivais, em consequência das altas temperaturas registradas nos últimos anos em todo o país. A medida é válida para todos os eventos, sejam eles shows, festivais ou outros, que exponham o público ao calor.
Assinada pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça, a medida é válida por um período de 120 dias. A decisão sobre uma possível prorrogação será tomada com base em uma nova avaliação das condições climáticas.
Ana Clara Benevides, de 23 anos, morreu durante um show de Taylor Swift no Rio de Janeiro em novembro de 2023, e o Instituto Médico Legal (IML) concluiu que a causa da morte foi por exaustão térmica provocada pelas altas temperaturas registradas no evento.
A norma determina que os organizadores permitam a entrada de garrafas de água individuais e instalem bebedouros ou “ilhas de hidratação” com água potável gratuita, garantindo o acesso fácil do público.
Os pontos de venda e de distribuição de água deverão ser estrategicamente localizados para facilitar o acesso do público, e o evento deverá contar com uma estrutura de atendimento médico preparada para agir em casos de emergência.
Por: Beatriz Queiroz
Foto: Pilar Olivares/REUTERS