Theatro Municipal do Rio vai receber investimento de R$ 11 milhões para revitalização

O Theatro Municipal do Rio de janeiro, a casa de espetáculo mais importante do Brasil, vai passar por uma revitalização, que inclui reforma do palco principal, que receberá 11 milhões de reais para melhoria da sua estrutura física. Os recursos são do acordo da cooperação técnica entre a Fundação Teatro Municipal e a Secretaria do Estado da Cultura e Economia Criativa do Rio de janeiro (Secerj), por meio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Pnab), encarregado por investir mais 103 milhões na economia fluminense a partir desse semestre. 

A Presidente da Fundação Teatro Municipal do Rio de Janeiro, Clara Paulino, afirmou que, apesar das reformas em andamento, o teatro continuará funcionando normalmente e mantendo sua programação. As melhorias serão realizadas de forma gradual, sem necessidade de fechar ou suspender eventos. 

“A temporada está em pleno andamento e nada será cancelado. A maior parte da reforma será feita aos poucos, como já ocorreu com a substituição dos estofados, do carpete e das cortinas das frisas”, confirmou.

No projeto, o palco Theatro Municipal terá um piso flutuante, o Harlequim Floors, aplicado nas respeitadas casas de espetáculos internacionais, que recebem companhias consagradas, como Royal Ballet, de Londres, e o ballet da Ópera de Paris. O novo piso permitirá que os bailarinos desempenhem movimentos da técnica mais apurada, que exigem este tipo de piso. 

O sistema digital chamado Wagner Biro, que funciona com o aprimorado computador para operar várias cênicas no palco, também precisa ser consertado, atualmente somente as cênicas manuais estão funcionando, o que torna o processo mais demorado. A recuperação desse sistema é considerada essencial para garantir a apresentações sejam feitas com eficiência e precisão solicitada. 

Por: Carolina Sepúlveda  

Foto: Reprodução internet