‘Dia do Fogo’: PF investiga possível origem criminosa de queimadas coordenadas em SP

O governo federal determinou que a Polícia Federal investigue a possível origem criminosa das queimadas que se espalharam pelo estado de São Paulo nesta semana. Neste domingo (25), a suspeita foi confirmada pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, que referenciou o “dia do fogo” como a ação similar dos ataques coordenados em 2019.

Há uma forte suspeita de que está acontecendo de novo”, afirmou.

Nesse momento é uma verdadeira guerra contra o fogo e a criminalidade”, disse a ministra. “Tem uma situação atípica. Você começa a ter em uma semana, praticamente em dois dias, vários municípios queimando ao mesmo tempo. Isso não faz parte de nossa experiência de combate ao fogo.”

O diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, confirmou a existência de 31 inquéritos para apurar condutas criminosas ligadas aos incêndios florestais na Amazônia e mais 20 relacionadas ao Pantanal, além de duas investigações abertas para apurar a situação em São Paulo.

As queimadas já estão afetando a rotina de muitas famílias. Por conta dos incêndios ocorridos em Ribeirão Preto, dez cidades determinaram a suspensão das aulas nas escolas municipais.

Por: Ágatha Araújo

Foto: reprodução