Fenômeno de ilusão de ótica faz céu da China formar ‘sete sóis’ em vídeo viralizado
Na terça-feira (20), um vídeo viralizado nas redes sociais, gravado em Chengdu, na China, apresentou um céu com “sete sóis”, o que intrigou internautas ao redor do mundo. Nos comentários, muitos se questionaram se tratava de montagem ou realidade.
Na legenda da publicação do jornal Shanghai Daily, o veículo explica que “o fenômeno atordoante é provavelmente resultado da refração e dispersão da luz”.
Essas nomenclaturas da física indicam dois fenômenos de ilusão de ótica:
- Refração: produz certas mudanças nas características da luz quando ela passa por um meio que limita sua propagação, modificando sua velocidade, seu comprimento de onda e desviando sua direção;
- Dispersão: é um fenômeno comum que ocorre quando a luz branca se separa ao atravessar um prisma (ou a atmosfera). A variação de cores nos sóis da imagem é causada por esse efeito. O arco-íris é outro exemplo de ilusão de ótica gerada por esse mesmo fenômeno.
O que ocorre, na prática, é que a atmosfera age como um espelho, fazendo um reflexo da imagem do Sol várias vezes e criando várias projeções dele.
Para chegar a esse efeito, é necessária a combinação de fatores específicos e condições climáticas próprias. A posição da Terra em relação ao Sol, a quantidade de água na atmosfera e a quantidade de nuvens são alguns dos ingredientes que podem provocar (ou não) o fenômeno.
O geofísico e youtuber Sérgio Sacani brincou que esse é o verdadeiro significado da expressão “um Sol para cada um” (que indica dias muito quentes). Alguns escreveram que “o apocalipse está chegando”. Houve ainda quem associasse o evento a Hou Yi, o mitológico arqueiro chinês que derrubou nove de dez sóis que estariam queimando a Terra.
Créditos da imagem: Divulgação/Commons
Escrito por: Rafael Ajooz