HIV: nova variante é encontrada em três estados brasileiros

De acordo com um estudo publicado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), em conjunto com a Fiocruz, uma nova variante do vírus da imunodeficiência humana (HIV) está circulando no Brasil. A análise foi publicada na revista “Memórias do Instituto Oswaldo Cruz” nesta sexta-feira (16).

A nova variante foi identificada em amostras de sangue de pessoas soropositivas para o vírus HIV do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Bahia. De acordo com o estudo, a nova variante combina genes dos subtipos B e C do HIV, predominantes no Brasil, e por isso é chamada de vírus recombinante.

Segundo a bióloga Joana Paixão Monteiro-Cunha, coautora da pesquisa, para que variantes surjam, é preciso que dois subtipos se encontrem em um mesmo organismo hospedeiro e se reproduzam, mesclando características genéticas de ambos.

Quando duas variantes diferentes infectam a mesma célula, podem se formar híbridos durante o processo de replicação do vírus e, destes, surgem os recombinantes”, diz a pesquisadora.

Os pesquisadores seguem investigando os quadros, uma vez ainda não se sabe se a descoberta significa maior transmissibilidade.

Por: Ágatha Araújo

Foto: reprodução