Shein processa Temu nos EUA e acusa empresa concorrente de roubo de design

A Shein, empresa chinesa gigante do universo Fast Fashion está processando a concorrente Temu alegando que ela rouba seus designs e construiu um império usando cópia de produtos. A ação teve lugar em um tribunal federal de Washington DC, no momento em que a própria Shein se defende de alegações similares de uma série de outras marcas, incluindo a Levi Strauss e H&M.

A rede acusa a rival Temu, que pertence à PDD Holdings, de orquestrar um “esquema coordenado” de roubo de segredos comerciais, falsificação, violação de marcas e direitos autorais e propaganda enganosa. As alegações são a base de um pedido de indenização por parte da Shein, que será determinada após um julgamento, além de honorários de advogados.

A Temu atrai consumidores dos EUA a baixar e usar seu aplicativo móvel com promessas de preços extremamente baixos. Mas a Temu não está lucrando com a venda desses produtos, que são precificados tão baixos que a Temu deve subsidiar cada venda, perdendo dinheiro em cada transação,” aponta a Shein na ação.

Já um porta-voz da Temu afirma que a “audácia da Shein é inacreditável“.

A Shein, enterrada sob sua própria montanha de processos de propriedade intelectual, tem a ousadia de fabricar acusações contra outros pela mesma má conduta pela qual é repetidamente processada“, acrescentou.

Por: Ágatha Araújo

Foto: Flickr