Autoridades argentinas colocam navio que saiu de Santos em quarentena após caso suspeito de Mpox
Autoridades sanitárias argentinas colocaram em quarentena um navio com bandeira da Libéria que saiu de Santos (SP) depois que um tripulante apresentou sintomas compatíveis com mpox. O Ministério da Saúde argentino informou que o tripulante, de nacionalidade hindu, exibe lesões cutâneas no tronco e no rosto e foi isolado da tripulação.
O protocolo de emergência em saúde pública foi ativado, e a tripulação está em quarentena no Porto San Lorenzo, em Santa Fé. Apenas equipes sanitárias têm permissão para embarcar, e ninguém pode deixar o navio até que os resultados dos exames sejam conhecidos. O ministério destacou que a Argentina ainda não registrou casos da nova variante de mpox identificada na África.
No último dia 14, a OMS declarou a mpox na África como uma emergência em saúde pública de importância internacional devido ao risco de disseminação global e possível nova pandemia. Mais de 15 mil casos suspeitos e 537 mortes foram relatados na República Democrática do Congo.
Em resposta, o Ministério da Saúde brasileiro estabeleceu um Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE) para coordenar ações contra a mpox. Em 2024, o Brasil notificou 709 casos confirmados ou prováveis de mpox, significativamente menos que os mais de 10 mil casos registrados em 2022. Desde 2022, foram registrados 16 óbitos, com o mais recente ocorrido em abril de 2023.
Por: Luiza Torrão
Foto: Reprodução/Internet