Eleições 2024: pela segunda vez, volume de candidaturas de negros supera de brancos
A Justiça Eleitoral registrou 240.587 candidatos negros, número que representa 52% de candidaturas. Esta é a segunda vez na história que o volume de candidaturas de pessoas negras supera o de brancos, que neste ano chegou a são 215.763. As candidaturas são referentes aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador nas eleições municipais deste ano, marcadas para 6 de outubro.
Em 2022 foi a primeira vez que foi registrada a alta, quando o número de candidatos negros representou 50,2% do total. Nas eleições municipais de 2018, essa taxa havia ficado em 46,4%.
O Tribunal Superior Eleitoral divulgou que, do volume oficial de candidaturas (456.310), 155 mil são de mulheres, 33,96% do total. O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) é o partido com maior percentual de candidaturas negras, com 70,19% de negras, bem como 73,4% dos candidatos homens.
O cálculo para chegar no número de candidaturas negras é feito pelo TSE, que tem o objetivo de estabelecer a distribuição de acordo com as cotas legais dos recursos públicos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC), o Fundo Eleitoral, e do Fundo de Assistência Financeira aos Partidos Políticos (Fundo Partidário). Os recursos são destinados de forma proporcional ao número.
Por: Ágatha Araújo
Foto: Creative Commons