Eclipse de Saturno permite visibilidade no Brasil e Observatório Nacional transmite ao vivo
Na madrugada de terça (20) para quarta-feira (21), entre 21h45 e 2h29 (horário de Brasília), ocorrerá uma ocultação lunar de Saturno, um fenômeno em que a Lua passa à frente do planeta. O evento será visível na América Latina, Caribe, partes da África e Europa, e no Brasil, será visível nas regiões centro-oeste, norte e nordeste.
Em Fortaleza (CE), o desaparecimento de Saturno começará às 22h28, e o planeta reaparecerá às 23h33. Para observar o evento, que é descrito como um “eclipse” lunar de Saturno, é necessário ajustar os horários de acordo com a diferença de três horas entre UTC e horário de Brasília.
Além da ocultação, a conjunção astronômica entre a Lua e Saturno, que ocorre por volta da meia-noite, também será visível. A Lua terá magnitude de -12.7 e Saturno, de 0.6, ambos localizados na constelação de Aquário.
A ocultação lunar só pode ser vista de uma fração da Terra devido à grande paralaxe da Lua. O Observatório Nacional (ON/MCTI) aproveitará a ocasião para promover a 17ª Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA) 2024, que será sediada no Brasil. Para que todos possam apreciar o fenômeno, o ON realizará uma transmissão ao vivo e gratuita do evento em seu Canal do YouTube, começando às 20h30 do dia 20 de agosto.
Por Luiza Torrão
Foto: Aluisio Andrade, Gabriel Hickel via Observatório Nacional (ON/MCTI)