Iphan anuncia vistoria de igreja histórica em Angra dos Reis após desabamento de telhado
O telhado da igreja da Ordem Primeira de Nossa Senhora do Carmo, no centro de Angra dos Reis, desabou nesta segunda-feira (19). O incidente não deixou feridos pois a igreja estava interditada pela Defesa Civil.
O telhado da paróquia, que é tombada pelo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1944, desabou. No momento do acidente, que não deixou vítimas, o local estava interditado por causa de problemas na estrutura. A equipe do instituto vai realizar uma vistoria após o desabamento do teto da igreja em Angra dos Reis.
O presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro Sydnei Menezes, lamentou o ocorrido. “Não houve acompanhamento e manutenção de profissionais devidamente habilitados, qualificados e registrados no CAU. Faltou cuidado com a conservação permanente do prédio, que têm um valor arquitetônico e cultural e precisa ter uma atenção maior”, disse.
Segundo o Iphan, os problemas estruturais no telhado foram identificados em maio na Igreja da Ordem Terceira. Na ocasião, foi detectado o deslocamento de telhas e o desgaste de peças de madeira por causa da umidade e da ação de cupins.
No dia 30 de julho foi realizado uma reunião entre a prefeitura, o Iphan e representantes da igreja em Paraty aprovou o projeto de escoramento. Segundo a Instituição, foi solicitado a restauração da igreja, mas o telhado desabou antes do projeto do começar.
Atualmente, a prefeitura está realizando – com autorização do Iphan – uma obra de revitalização da Igreja da Ordem Terceira do Carmo, que fica ao lado da paróquia da Ordem Primeira.
Por: Carolina Sepúlveda
Reprodução internet