Seminário sobre ativismo judicial no Brasil acontece neste fim de semana na Academia Brasileira de Filosofia

A Academia Brasileira de Filosofia recebe o I Seminário Internacional “O Futuro do Estado Brasileiro: O ativismo judicial em debate” nos dias 23 e 24 de agosto no Centro do Rio.

Especialistas nacionais e internacionais se reunirão para debater os impactos do fenômeno em direitos fundamentais, governo, economia e segurança pública, buscando soluções que preservem as instituições nacionais.

O seminário é uma realização do Instituto ARRECIFE, em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), órgão vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro (SECTI-RJ).

A redução do poder judiciário na Hungria, por meio da aprovação de uma nova Constituição em 2011 foi inspiração para a criação do evento. A iniciativa contribuiu para o equilíbrio constitucional húngaro.

A abertura do encontro estará sob responsabilidade de István Stumpf, da National University of Public Service and Széchenyi István University. István compõe o Conselho Consultivo Estratégico do Primeiro-Ministro Viktor Orbán, é juiz no Tribunal Constitucional da Hungria e fundador da Fundação Századvég, primeiro think tank (instituição de pesquisa composta por especialistas que realizam investigações e defesas sobre tópicos reflexiva cuja função é a reflexão intelectual sobre assuntos de política social, estratégia política, economia, assuntos militares, de tecnologia e cultura) do país.

As incrições podem ser feitas online no site Even3 até o dia 24 e os ingressos estão à venda a partir de R$ 129,95 (meia) e 259,90 (inteira).

Por: Beatriz Queiroz

Foto: Site Academia Brasileira de Filosofia