‘Paisagem 1925’: obra inédita de Tarsila do Amaral é descoberta e autenticada em São Paulo

‘Paisagem 1925’, obra inédita e de autoria de Tarsila do Amaral, entra para a história da arte brasileira. A obra, que foi exposta na abertura da SPArte, maior feira de arte da América Latina realizada em abril, não tinha recebido uma autenticação oficial. Demais galeristas afirmaram que a obra era falsa, entre eles, Jones Bergamin, da Bolsa de Arte, conhecido no meio como Peninha. Quatro meses depois, contudo, a perícia científica concluiu que a tela é verdadeira.

O quadro foi autenticado após perícia desenvolvida pelo novo Comitê do Projeto de Certificação e Catalogação da artista. A desconfiança gerou um escândalo nacional e internacional porque a tela não estava no catálogo raisonné de Tarsila, mas a ausência de uma pintura no documento não a qualifica como sendo falsa.

Atualmente, quem cuida da empresa é Paola Montenegro, sobrinha-bisneta de Tarsila. Para o campo de autenticação da empresa, Paola contratou Douglas Quintale, perito científico em análises de obras de arte que participou de casos complexos, como o das obras de Alfredo Volpi, pertencentes ao acervo de Abílio Diniz, e do caso da família Garnero.

Por: Ágatha Araújo

Foto: Arquivo Pessoal