Rio inaugura 1ª motofaixa na Lagoa-Barra para reduzir acidentes com motociclistas

Nesta segunda-feira (19), o Rio de Janeiro inaugurou sua primeira motofaixa na Lagoa-Barra, em São Conrado, na pista sentido Lagoa da Autoestrada Engenheiro Fernando Mac Dowell. A iniciativa, em caráter experimental, busca melhorar o fluxo de trânsito e reduzir acidentes envolvendo motociclistas.

A motofaixa será preferencial, mas não obrigatória, permitindo que motociclistas a utilizem durante congestionamentos. Outros veículos poderão cruzá-la para mudar de faixa. As motos deverão respeitar o limite de 60 km/h na faixa, enquanto o restante da via permite até 80 km/h. Radares foram ajustados para monitorar a velocidade nos pontos específicos.

Com 2 km de extensão, a motofaixa é delimitada por sinalização azul e se estende 80 metros após a Rua Princesa Diana de Gales até 40 metros antes do Viaduto Mestre Manoel.

A escolha da Autoestrada Engenheiro Fernando Mac Dowell como local de implantação foi motivada pela alta incidência de acidentes e pela facilidade de controle operacional, devido à proximidade da base da CET-Rio, a 2,5 km. A via, que recentemente passou por recuperação de pavimentação, possui faixas mais largas, adequadas para a implementação.

Atualmente, cerca de 600 motocicletas circulam por hora na Lagoa-Barra, representando 20% do fluxo total. No entanto, 44% das vítimas de acidentes de trânsito no trecho são motociclistas e passageiros de motos. Câmeras da prefeitura também registraram que 41,9% das motocicletas se envolvem em situações perigosas ao mudar de faixa ou circular pelo acostamento e entre os carros.

 

Foto: reprodução/TV Globo