Ministra Marina Silva debate a participação da sociedade no Plano Clima

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva. Discursa a devastação do maior terceiro bioma do país, a Mata Atlântica. 

O tema foi apresentado nesta quinta-feira (15) no ciclo de oito plenárias do Plano Clima Participativo, promovido pelo Governo Federal para coletar propostas da sociedade civil na construção da Política Climática para o país. 

   As plenárias do Plano Clima Participativo buscam incentivar a participação da sociedade, tirar dúvidas sobre o processo e informar sobre as etapas da elaboração da nova política climática do país. As propostas mais votadas serão consideradas na elaboração do Plano Clima.  

Além de Marina, participaram do encontro no Piauí os ministros Márcio Macêdo (Secretaria-Geral) e Wellington Dias (Desenvolvimento Social) e o governador do Piauí, Rafael Fonteles. Representantes da sociedade civil apresentaram propostas para o plano, que terá sua primeira versão apresentada pelo presidente Lula na COP29, conferência do clima da ONU que será realizada em novembro em Baku, no Azerbaijão.   

Diversas propostas relacionadas a Mata Atlântica foram apresentadas na plenária. Entre elas, uma que propõe a taxação de bilionários para financiar o projeto relacionados a mudanças climáticas. Propostas que preveem a transformação dos sistemas alimentares também foram discutidas. 

Cerca de 9,7 mil pessoas já interagiram com o processo do Plano Clima no site do Brasil Participativo, as dez propostas mais votadas de cada tema seguirão para análise, receberão uma resposta individualizada do governo federal e poderão ser incorporadas aos planos setoriais. 

Por: Carolina Sepúlveda  

Foto: Mark Garten/ONU