Maduro diz que eleições venezuelanas tem soberania e afirma que ‘não faz diplomacia de microfone’

Em uma entrevista à emissora estatal VTV, o presidente da Venezuela Nicolás Maduro que as questões eleitorais internas da Venezuela serão resolvidas pelas instituições venezuelanas.

A Venezuela tem soberania, é um país independente com uma Constituição, tem instituições e os conflitos que existem na Venezuela de qualquer tipo são resolvidos entre os venezuelanos, com as suas instituições, com a sua lei, com a sua Constituição”, afirmou.

A repórter questionou Maduro sobre as posições dos presidentes brasileiro, colombiano, mexicano e dos Estados Unidos. Maduro respondeu que “não faz diplomacia de microfone” e que “cada presidente sabe, cada Estado, cada país sabe o que deve fazer com os seus assuntos internos”. A resposta vem em reação ao não-reconhecimento de Lula de sua vitória. Segundo o presidente brasileiro, Maduro deveria divulgar dados detalhados por mesa de votação.

Os Estados Unidos reconheceu a vitória do candidato da oposição Edmundo González.

Em contraposição, o presidente mexicano López Obrador afirmou que irá aguardar a decisão do Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) da Venezuela.

Por: Ágatha Araújo

Foto: Eneas De Troya