FGV afirma que economia brasileira subiu 1,1% no segundo trimestre

Nesta sexta-feira (16), o Monitor do Produto Interno Bruto (PIB) divulgado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) apontou para o crescimento de 1,1% na economia no segundo trimestre em relação aos primeiros três meses do ano. De acordo com o estudo, o PIB brasileiro somou R$ 5,437 trilhões, em valores correntes no segundo trimestre.

Na comparação com o segundo trimestre de 2023, a alta chegou a 2,9%, de acordo com a instituição. A taxa acumulada em 12 meses é de 2,3%.

De acordo com Juliana Trece, coordenadora da pesquisa, o desempenho do PIB no período mostra que a economia segue crescendo de forma robusta pelo segundo trimestre consecutivo. “Sinaliza o aumento da capacidade produtiva, que tende a contribuir para o crescimento futuro”, argumenta.

A pesquisa ainda destaca o crescimento do consumo das famílias brasileiras. Segundo a FGV,o percentual subiu 5,3% no segundo trimestre, mostrando evolução em todas as suas categorias, especialmente os produtos não duráveis, duráveis e de serviços. Só o consumo de duráveis cresceu 13,7% no trimestre, a maior taxa deste segmento desde o trimestre encerrado em julho de 2021.

Por: Ágatha Araújo

Foto: divulgação/FGV