Moro afirma que não há comparação entre ‘Vaza Jato’ e troca de mensagem de Moraes

Nesta quinta-feira (15), o senador Sergio Moro (União Brasil – PR) disse nas redes sociais que não há comparação entre o episódio do “Vaza Jato”, que consistiu no vazamento de conversas da força-tarefa da Lava Jato, e a troca de mensagens do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

A Vaza Jato foi uma farsa utilizada para anulação de condenações de corruptos, alguns até confessos. Nenhum inocente incriminado, nenhuma prova fraudada. Ao contrário, corrupção comprovada por documentos, depoimentos e até confissões”, escreveu Moro.

Já o episódio envolvendo Moraes revela que enquanto presidia o TSE, Moraes utilizou o setor de combate à desinformação do tribunal para solicitar a produção de relatórios que embasaram suas decisões nos inquéritos das fake news e das milícias digitais no STF. O veículo Folha de S.Paulo sugeriu que a conduta do ministro se deu fora do âmbito legal, porém Moraes negou qualquer irregularidade nos procedimentos adotados nas investigações que comanda.

Em nota oficial, Moraes afirmou que todos os procedimentos estão “devidamente documentados nos inquéritos e investigações em curso no STF, com integral participação da Procuradoria-Geral da República”.

Por: Ágatha Araújo

Foto: Pedro França/Agência Senado