Novo Canecão, lendário espaço cultural do Rio, dá início a reformas

As reformas do Novo Canecão foram iniciadas no dia 6 de agosto. O espaço receberá obras de limpeza e terraplanagem para se tornar um ambiente multicultural segmentado em diferentes unidades de entretenimento. A inauguração está prevista para 2026.

O Canecão foi um icônico espaço cultural situado em Botafogo. A casa de espetáculos esteve abandonada por 7 anos e grandes nomes da MPB como Cazuza, Maysa, Chico Buarque, Antonio Carlos Jobim, Toquinho e muitos outros passaram por lá.

Com um investimento de R$ 200 milhões, o Novo Canecão reimaginado como um complexo multicultural da vanguarda, promete revolucionar a cena cultural carioca. Distribuído em cinco pavimentos, o espaço irá muito além de uma casa de shows, preservando a rica história do local.

Em entrevista dada por João Niemeyer, sobrinho do arquiteto Oscar Niemeyer, para O Globo, relata:

“O conceito principal foi criar um empreendimento bonito, atrativo e funcional. Um prédio com um programa abrangente, que ofereça ao público carioca e aos turistas um espaço multifuncional completo: um local de encontros e de celebração da arte, da música e da brasilidade em sua forma mais pura”

A Lei Complementar 239/2022 foi aprovada pela Câmara do Rio após a realização de audiências públicas com a participação de moradores do entorno. Uma das mudanças incluídas condicionou a aprovação do projeto do novo Canecão à apresentação de estudo de impacto sobre a qualidade de vida de quem vive nas imediações. Também foi incluída na lei a disponibilização de vagas de estacionamento, seguindo diretrizes estabelecidas pela prefeitura.

Aprovada pela Câmara do Rio através de audiências públicas com a participação de residentes do entorno, a Lei Complementar 239/2022 regularizou a aprovação do projeto do novo Canecão mediante apresentação de estudo de impacto sobre a qualidade de vida de quem vive nas imediações. Seguindo as diretrizes estabelecidas pela prefeitura, vagas de estacionamento também foram incluídas na lei.

Carlo Gaiado (PSD), presidente da Câmara dos Vereadores do Rio, expressa para O Globo:

“A Câmara cumpriu um de seus papéis mais importante, que é o de promover o diálogo com a população. Estamos acompanhando as obras que vão trazer de volta esse equipamento cultural, tão importante para a história da nossa cidade”

Por: Beatriz Queiroz

Foto: Wikimedia Commons