Ministério da Saúde investiga oito casos de transmissão vertical da febre do Oropouche
O Ministério da Saúde divulgou nesta terça-feira que oito casos de transmissão vertical da febre do Oropouche foram registrados no Brasil até agora. A pasta investiga os casos, que foram confirmados em Pernambuco, Bahia e Acre.
No Acre, na última segunda-feira (8), foi registrado o caso de um bebê que nasceu com anomalias congênitas associadas à transmissão vertical de febre do Oropouche. Em nota, foi comunicado o falecimento do recém-nascido com apenas 47 dias de vida.
Na última segunda-feira (12), um óbito fetal foi investigado pela Secretaria de Saúde do Ceará que poderia estar associado à infecção por febre do Oropouche. Tânia Coelho, secretária de Saúde do estado, informou que o caso foi registrado no último fim de semana. Segundo Tânia, o impacto das zoonoses é significativo, com 60% das doenças infecciosas humanas sendo de origem animal, sendo crucial a implementação de um plano de ação estratégico para controlar essa ameaça à saúde pública.
Segundo o painel epidemiológico do Ministério da Saúde, em 2023 houveram 831 casos da febre do Oropouche confirmados no Brasil, enquanto só em 2024, houve um aumento significativo de 6.666 casos.
Por: Beatriz Queiroz
Foto: Animalia