‘Taxa das blusinhas’: novo golpe usa taxação para enganar consumidores com falsa cobrança em nome dos Correios
Um novo golpe tem usado o imposto sobre produtos importados de até US$ 50 comprados em sites de e-commerce estrangeiros populares, como Shein e AliExpress, para enganar consumidores utilizando nome de Correios.
Nomeada de “taxa das blusinhas”, a taxação foi reintroduzida a partir do mês de agosto, mas atualmente está sendo usada em esquemas para enganar consumidores. De alguma forma, os cibercriminosos descobrem que uma pessoa fez uma compra numa dessas plataformas e passam a interagir com ela como se fossem dos Correios.
Os criminosos enviam SMSs para consumidores, alegando que o produto comprado no exterior está retido e aguarda o pagamento da taxa de importação. Em seguida, enviam instruções de pagamento em PIX para as vítimas, por meio de um link que as direciona a um site falso, que imita o oficial dos Correios.
Segundo Daniel Barbosa, pesquisador em segurança da informação da Eset Brasil, especializada em segurança cibernética, o golpe é um exemplo clássico de engenharia social, onde criminosos manipulam vítimas para obter informações sensíveis e dinheiro. “É essencial desconfiar de mensagens não solicitadas, principalmente aquelas que chegam com senso de urgência ou pressão para realizar alguma ação rapidamente, como clicar em link ou fornecer informações pessoais“, afirma.
Para se proteger, o consumidor deve se orientar somente pelo rastreamento da página oficial da conta dos Correios.
Por: Ágatha Araújo
Foto: reprodução/Internet