Era digital: Aeroporto de Abu Dhabi planeja instalar sensores biométricos para identificação de passageiros

O Aeroporto Internacional Zayed, em Abu Dhabi, visa colocar em prática o Projeto Viagem Inteligente, que terá a implementação de sensores biométricos para a identificação de passageiros. A tecnologia não requer cadastro e funciona automaticamente gerando o reconhecimento facial enquanto a pessoa se move pelo espaço. A tecnologia já é utilizada em alguns pontos do aeroporto mas o plano é que aconteça uma expansão para portões de embarque, balcões de check-in e cabines de segurança e mais.

A ferramenta tem o intuito de facilitar o fluxo de passageiros e tornar o deslocamento interno mais rápido. Em pesquisa realizada com o público 75% dos passageiros responderam que preferem utilizar as ferramentas biométricas no lugar de documentos impressos e passaportes. No entanto, Andrew Murphy, diretor de informações do Aeroporto de Abu Dhabi, informou que aquele que preferir passar por métodos mais convencionais poderá ter esta opção.

Crianças menores de 12 anos também terão que continuar mostrando seus documentos, o procedimento é importante para a comprovação de que estão viajando com um adulto responsável e também por ainda estarem se desenvolvimento e seus traços faciais mudarem mais rapidamente, o que dificulta a precisão da biometria.

Outros aeroportos também estão trabalhando para aderir novas tecnologias no dia-a-dia, adicionando carteiras digitais e diminuindo o uso de papel. Segundo Louise Cole, chefe de experiência do cliente e facilitação da Associação Internacional de Transporte Aéreo, o segredo para a evolução tecnológica é a padronização. É importante que o passageiro encontre abordagens similares nos aeroportos para que o processo aconteça de forma fluida e não gere confusão.

Por: Victoria Brasil 

Imagem: Wikipedia Commons