Hezbollah dispara foguetes contra Israel e país segue em alerta máximo para revanche do Irã

O Hezbollah disparou uma sequência de foguetes rumo ao norte de Israel na noite de domingo (11), ao passo que forças israelenses continuam em alerta máximo para eventuais retaliações do Irã e seus representante depois do assassinato, por Israel, de um líder do alto escalão do Hamas no mês de julho.

O lançamento de foguetes em direção a Israel por membros do Hezbollah apoiados pelo Irã no sul do Líbano tornou-se uma ação quase diária desde o início da guerra em Gaza, na mesma proporção em que crescem os receios sobre um eventual atual iraniano que acarretaria em um conflito regional de maior amplitude.

A série mais recente de bombardeios do Hezbollah foi realizada em apoio ao povo palestino em Gaza e como vingança aos ataques israelenses no sul do Líbano, conforme comunicado divulgado pelo grupo militante. Isso ocorre após a Agência Nacional de Notícias estatal do Líbano informar que um ataque israelense na cidade de Ma’aroub, no sul do Líbano, feriu 12 pessoas, sendo a metade crianças.

Aproximadamente 30 foguetes foram lançados do Líbano, afirmaram as Forças de Defesa de Israel (IDF), adicionando que alguns caíram em áreas abertas, não havendo relatos de feridos.

No domingo anterior, as FDI afirmaram que suas instruções ao público não haviam se alterado diante uma possível resposta militar das forças do Irã ao assassinato do líder político do Hamas, Ismail Haniyeh, em Teerã, em 31 de julho.

 

Créditos da imagem: Divulgação/Commons

Escrito por: Rafael Ajooz