Pela 1ª vez, pódio de ginástica em Paris é protagonizado apenas por mulheres negras

A medalha de ouro conquistada pela atleta brasileira Rebeca Andrade inaugurou, além do título de maior medalhista do Brasil, um marco no solo da ginástica artística. Pela 1ª vez, o pódio foi formado apenas por mulheres negras. Rebeca, que conquistou o maior posto do pódio, foi reverenciada pelas norte-americanas Simone Biles e Jordan Chiles, que foram prata e bronze, respectivamente.

A gente já teve no Mundial, poder repetir na Olimpíada é mostrar a potência dos negros. Ou as pessoas aplaudem ou elas engolem. Foi lindo. Eu me amo, amo a cor da minha pele“, disse Rebeca, após a cerimônia de medalhas.

Na história, a primeira ginasta preta a ganhar uma medalha olímpica individual foi a americana Dominique Dawes, com um bronze no solo em Atlanta 1996. Só em 1992, em Barcelona, outra ginasta negra foi classificada. Betty Okino e Dawes ganharam bronze por equipes.

Rebeca Andrade é a única mulher preta além de Simone a ter o título de campeã mundial do individual geral, com a conquista do ano passado. A brasileira tem também seis medalhas olímpicas, sendo duas de ouro, três de prata e uma de bronze.

Por: Ágatha Araújo

Foto: GABRIEL BOUYS/Getty Images