Nvidia, líder em chips de inteligência artificial, é alvo de investigação nos EUA

A Nvidia, empresa conhecida por ser uma das principais fabricantes de chips de inteligência artificial, está sendo investigada pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos. Segundo o jornal The Information, a investigação começou após concorrentes acusarem a empresa de abusar de seu poder no mercado.

De acordo com as acusações, a Nvidia teria pressionado provedores de nuvem a comprarem vários de seus produtos e cobrado mais caro por equipamentos de rede de clientes que também compram semicondutores de outras empresas, como AMD e Intel.

Com a notícia da investigação, na quinta-feira (1º), as ações da Nvidia caíram cerca de 3,6% nas negociações antes da abertura do mercado americano na sexta-feira (2).

Os investigadores do Departamento de Justiça teriam entrado em contato com diversas concorrentes da Nvidia para coletar mais informações. A investigação ocorre em meio a pressões de grupos progressistas e da senadora Elizabeth Warren, que defendem a supervisão das grandes empresas de tecnologia para evitar monopólios.

Por: Carolina Cordeiro

Imagem: Reprodução Internet