Valdileia Martins iguala recorde brasileiro no salto em altura e se classifica para final nas Olimpíadas

Durante as Olimpíadas de Paris 2024, Valdileia Martins igualou o recorde brasileiro no salto em altura ao alcançar a marca de 1,92m, garantindo sua vaga na final. No entanto, em uma tentativa subsequente, a atleta sofreu uma lesão no tornozelo, colocando sua participação na decisão de domingo (4) em dúvida.

O recorde que Martins igualou foi estabelecido pela primeira vez por Orlane Maria dos Santos, em 1989, durante uma competição em Bogotá, na Colômbia.

Nos Jogos Olímpicos de Paris, Martins errou o primeiro salto, de 1,88m. No segundo, alcançou a marca histórica de 1,92m. Porém, ao tentar 1,95m, torceu o tornozelo, deixando a prova mancando e sendo carregada, sem retornar para uma nova tentativa.

Martins terminou a disputa em sexto lugar (de 13 atletas), classificando-se para a final, mas precisará se recuperar até domingo.

Outros atletas brasileiros também competiram nesta sexta-feira em Paris. No decatlo, José Fernando Ferreira, conhecido como Fernando “Balotelli” pela semelhança com o jogador de futebol italiano, está em 16º lugar no geral e ainda tem duas provas hoje: salto em altura e 400m.

Nos 100m feminino, Vitória Rosa (68ª) e Ana Carolina Azevedo (35ª) não conseguiram vaga nas semifinais.

 

Foto: Reprodução X/ Time Brasil