Brasil, Colômbia e México exigem comprovantes de votação de Nicolás Maduro

Nesta quinta-feira (01), Brasil, Colômbia e México pediram às autoridades venezuelanas, em nota conjunta, comprovantes que mostrem como foi a votação na eleição realizada no último domingo (28). Apesar do Conselho Nacional Eleitoral ter considerado Nicolás Maduro vitorioso, a oposição aponta fraude e afirma que o candidato Edmundo González venceu.

Acompanhamos com muita atenção o processo de escrutínio dos votos e fazemos um chamado às autoridades eleitorais da Venezuela para que avancem de forma expedita e divulguem publicamente os dados desagregados por mesa de votação”, diz um trecho da nota.

O comunicado surge após uma conversa telefônica de 40 minutos entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, o colombiano Gustavo Petro, e o mexicano Lopez Obrador. Os chefes de governo analisaram que houve controvérsias no processo eleitoral.

A nota ressalta que a principal preocupação, neste momento, é “manter a paz social e proteger vidas humanas”. Segundo o comunicado, Brasil, Colômbia e México têm “absoluto respeito” pela soberania da vontade do povo da Venezuela.

Por: Ágatha Araújo

Foto: reprodução