Governo dos EUA afirma que Edmundo González venceu eleições na Venezuela

Nesta quinta-feira (01), o Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, afirmou que Edmundo González venceu as eleições venezuelanas ocorridas neste domingo (28). Apesar do Conselho Nacional Eleitoral (CNE) ter apontado Nicolás Maduro como vencedor, a oposição discorda e alega fraude.

Dada a evidência esmagadora, é claro para os Estados Unidos e, mais importante, para o povo venezuelano, que Edmundo González Urrutia recebeu a maioria dos votos na eleição presidencial de 28 de julho na Venezuela“, diz o comunicado americano.

González é o candidato da Plataforma Democrática Unitária (PUD), coalização de oposição a Maduro, atual presidente venezuelano e que buscava a reeleição para um terceiro mandato. María Corina é o principal nome da oposição. Ela afirma que provar a fraude, uma vez que garantiu ter tido acesso a 73 cópias das atas de eleição. Os dois estão ameaçados de prisão desde que contestaram o resultado das eleições.

A PUD afirma que seu candidato recebeu 67% dos votos, contra 30% de Maduro —considerando cerca de 74% das atas das urnas.

Por: Ágatha Araújo

Foto: reprodução