Nicolás Maduro pede telefonema com Lula, mas Planalto nega previsão de contato

Nesta quinta-feira (01), o presidente da Venezuela Nicolás Maduro pediu ao governo brasileiro uma ligação com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Contudo, ao veículo Correio Braziliense, assessores de Lula negaram que houvesse uma previsão de contato entre os dois.

Vitorioso com 51% dos votos contra 44% de Edmundo González, Maduro entrou em contato com a equipe do presidente Lula para marcar o telefonema. O chefe de governo brasileiro ainda não reconheceu a legitimidade das eleições venezuelanas, mas afirmou que não há “nada de anormal” ou “grave” nas eleições. O Brasil vem observando o andamento das eleições venezuelanas desde o ano passado, quando ainda não havia previsão para o pleito. O resultado é contestado pela comunidade internacional.

Apesar de não haver previsão para um telefonema com Maduro, o Planalto está na expectativa de contato com os presidentes da Colômbia, Gustavo Petro, e do México, Andrés Manuel López Obrador. As três nações articulam uma nota conjunta sobre as eleições venezuelanas.

Por: Ágatha Araújo

Foto: Wikimedia