Paris 2024: Brasil é eliminado de hipismo após perícia ter encontrado manchas de sangue em cavalo

A equipe brasileira de saltos do hipismo foi eliminada das Olimpíadas de Paris. A decisão surgiu após a vistoria identificar uma ferida no cavalo de Pedro Veniss (animal batizado de Nimrod de Muze), que havia zerado a sua volta, a primeira do Brasil nas eliminatórias dos saltos. O Brasil entrou com um recurso para tentar reverter a punição, contudo, como a regra atual não tem mais descarte, o time todo está desclassificado.

Como a decisão de desclassificação demorou para sair, Stephan Barcha pôde completar a sua volta, com uma falta, na competição que é realizada nos Jardins do Chateau, do Palácio de Versalhes. Porém, ao fim da segunda rodada, o Brasil apareceu na classificação como desclassificado, de forma que Rodrigo Pessoa nem chegou a competir.

Após a volta de Veniss, segundo fontes, o cavalo não estava sangrando. Mas tinha uma espécie de assadura, que pode ter sido causada pelo contato com a barrigueira. Uma segunda avaliação então foi feita, quando foram encontrados vestígios de sangue. Em um vídeo que circulou em canais da comunidade equestre, é possível ver o momento em que o veterinário encosta com uma luva na pele do animal, e ela volta suja de sangue.

Por: Ágatha Araújo

Foto: reprodução