Sem manifestação de Lula, PT saúda vitória de Maduro em eleições venezuelanas
Nesta segunda-feira (29), a Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores reconheceu a vitória de Maduro em reeleição na Venezuela. Os resultados divulgados pelo órgão oficial informam que Maduro foi reeleito com 51,2% dos votos, contra 44% do opositor Edmundo González. A oposição, no entanto, afirma que González venceu com 70%.
Contudo, o Brasil ainda não reconheceu a legitimidade dos resultados e segue cobrando maior transparência nos dados eleitorais. A vitória de Maduro é vista com desconfiança pela comunidade internacional e, de acordo com a líder opositora María Corina, que afirmou ter acesso a 73 cópias de atas eleitorais, existem provas de que Maduro foi favorecido de forma fraudulenta.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, fundador e principal nome do PT, ainda não comentou o tema publicamente. Em nota, o governo brasileiro saudou a ocorrência das eleições, mas cobrou maior transparência nos dados – e não reconheceu explicitamente o resultado.
Em nota, o Ministério das Relações Exteriores afirmou: “O governo brasileiro saúda o caráter pacífico da jornada eleitoral de ontem na Venezuela e acompanha com atenção o processo de apuração. Reafirma ainda o princípio fundamental da soberania popular, a ser observado por meio da verificação imparcial dos resultados. Aguarda, nesse contexto, a publicação pelo Conselho Nacional Eleitoral de dados desagregados por mesa de votação, passo indispensável para a transparência, credibilidade e legitimidade do resultado do pleito“.
Por: Ágatha Araújo
Foto: