Serra das Araras é interditada por concessionária para detonação de rochas nesta quinta-feira (25)
A CCR RioSP faz, nesta quinta-feira (25), a última detonação de rochas do mês de julho na nova Serra das Araras, na Via Dutra (BR-116), o que vai implicar numa nova interdição. A operação ocorrerá no km 230 da pista sentido São Paulo, com fechamento programado das 11h30 às 13h40, no km 226. A pista sentido Rio de Janeiro não sofrerá alterações.
As implosões tem como objetivo a construção de viadutos que diminuirão a sinuosidade da via e essa rotina que irá durar pelos próximos anos. Em abril, a empresa responsável pela Rodovia Presidente Dutra deu início às obras, que têm estão previstas para acabar em 2029. A atual pista de descida (sentido Rio) deixará de ser usada depois da finalização das obras.
A Serra das Araras integra a Rodovia Presidente Dutra, principal via de ligação entre o Rio e São Paulo, as duas cidades mais populosas do país. São, aproximadamente, 390 mil veículos circulam nos dois sentidos da estrada mensalmente, e 36% desse número são de transporte de carga, incluindo produtos químicos, minérios e carnes. De acordo com o Ministério dos Transportes, a Dutra “desempenha um papel crucial na economia brasileira”, por onde passa metade do Produto Interno Bruto (PIB) do país.
Créditos da imagem: Divulgação/Commons
Escrito por: Rafael Ajooz