Papagaio passa dos 100 anos de idade em caso raro na Austrália

Papagaios podem viver por muitos anos, chegando, em alguns casos, a 60 de idade. Um deles, entretanto, superou estas estimativas. Conhecido como Cocky Bennett, o animal virou uma lenda de Sydney, na Austrália, e morreu em 1916, aos 120 anos.

A vivência de Cocky foi marcada por diversas transformações no planeta. Ele nasceu em 1796, uma época em que George Washington recém se autodenominava presidente de um novo país (os Estados Unidos) e Napoleão ainda era apenas mais um membro do exército francês. O papagaio também antecedeu a primeira vacina do mundo.

Quando ele veio a óbito, o mundo já era outro. Soldados já usavam metralhadoras, os aviões já podiam voar no piloto automático e milhões de pessoas desciam escadas rolantes para pegar o metrô e ir trabalhar.

Bennett passou seus primeiros 78 anos de vida viajando pelo mundo ao lado do comandante George Ellis, que operava um navio no comércio das Ilhas dos Mares do Sul. Quando seu dono faleceu, o papagaio, que já tinha dado a volta na Terra sete vezes, foi adotado pelo sobrinho do capitão.

O animal, assim, mudou completamente de rotina e passou a viver de forma menos intensa ao lado do casal Joseph e Sarah Bowden, na cidade de Sydney. Na capital australiana, o papagaio virou uma verdadeira celebridade. Ele tinha uma gaiola na varanda, onde podia assistir aos desfiles que passavam na rua, cumprimentando as pessoas.

 

Créditos da imagem: Divulgação/Commons

Escrito por: Rafael Ajooz