Concessionária tenta convencer passageiros das ‘vantagens’ do fim do Metrô na Superfície

Na manhã desta segunda-feira (22), a MetrôRio mobilizou orientadores nas ruas para explicar aos passageiros as razões para o encerramento do serviço Metrô na Superfície, que ocorrerá no próximo sábado.

Desde 2002, os icônicos ônibus azuis conectam as estações Botafogo e Antero de Quental/Leblon à Gávea, complementando o serviço do metrô. A decisão de encerrar o serviço, anunciada na última sexta-feira (19) pela concessionária MetrôRio, gerou muitos protestos, especialmente nas redes sociais.

Os passageiros lembram que o Metrô na Superfície, em operação há mais de 20 anos, já foi um modelo de eficiência, com veículos impecáveis e motoristas bem treinados. No entanto, nos últimos tempos, a qualidade do serviço tem decaído, possivelmente como um preparativo para o seu encerramento.

A partir de sábado, a integração será feita por ônibus municipais comuns. A MetrôRio argumenta que o novo sistema “permitirá um aumento na oferta do serviço para a população, com cinco vezes mais ônibus disponíveis para a conexão com o metrô” e que “a iniciativa tem como objetivo fortalecer a mobilidade urbana e oferecer novas opções de trajeto, principalmente em horário de pico”.

As novas opções de integração serão as linhas 309 (Terminal Alvorada x Central), 538 e 539 (ambas Rocinha x Leme), 548 (Metrô Botafogo x Terminal Alvorada), e 583 e 584 (ambas Cosme Velho x Leblon).

Nos panfletos distribuídos aos passageiros, a MetrôRio destacou que “não haverá mudança de tarifa” e que “o valor cobrado (R$ 7,50) será o mesmo que você paga no metrô”. Contudo, os passageiros reclamam que, apesar de a tarifa ser a mesma, a qualidade do serviço cai significativamente com os novos ônibus, que muitas vezes estão cheios e em mau estado de conservação.

O intervalo entre a passagem pelo validador do primeiro e do segundo modo de transporte deverá ser de até duas horas. Os passageiros que fizerem o primeiro embarque nos ônibus deverão realizar o segundo obrigatoriamente nas estações Botafogo ou Antero de Quental/Leblon, as mesmas atendidas pelo Metrô na Superfície.

 

Foto: Reprodução Internet