Prefeitura do Rio multa Light em R$ 13,6 milhões devido a frequentes apagões na cidade
Nesta sexta-feira (19), o prefeito Eduardo Paes anunciou a distribuidora de energia elétrica Light foi multada em R$ 13,6 milhões por falta de fornecimento de energia. A multa foi aplicada pelo Procon Carioca. Paes afirmou que ter encaminhado os problemas ao Ministério de Minas e Energia (MME).
“A Light é uma concessão federal, não é municipal, que está tomando as providências inclusive em relação à renovação dessa concessão, que é um desejo da Light. Aqui no campo municipal a gente está ingressando com uma ação civil pública, para que a Light responda por essa negligência”, disse Paes em vídeo.
No último domingo (14), um apagão atingiu a Ilha do Governador e deixou os moradores no escuro por um dia inteiro. Mesmo com o reestabelecimento, na quinta (18) os problemas com o fornecimento voltaram. O acesso ao Aeroporto Internacional é um dos locais que ficaram sem energia.
O prefeito ainda anunciou que pretende aplicar medidas ainda mais duras contra a concessionária, incluindo ações administrativas e judiciais.
“Se a Light não se adequar ao novo decreto que moderniza os contratos e eficientiza as operações, demonstrará que não está preparada para servir ao Brasil”, afirmou.
Por: Ágatha Araújo
Foto: reprodução