Neonazista francês é preso suspeito de planejar atentado terrorista durante Olimpíadas de Paris

Na quarta-feira (17), a polícia antiterrorista francesa prendeu, no leste do país, um homem suspeito de planejar ataques durante as Olimpíadas de Paris, conforme anunciado pelo Ministro do Interior, Gerald Darmanin. Em um canal do Telegram nomeado “Divisão Ariana Francesa”, do qual é administrador, o francês teria feito ameaças contra um grupo de drag queens.

Parabéns aos agentes do Ministério do Interior que detiveram um membro da ultra-direita, suspeito de planejar uma ação violenta durante os Jogos Olímpicos. Seguiremos firmes em nossa luta constante pela segurança do povo francês“, declarou Darmanin em seu perfil no X.

O canal no Telegram era um desdobramento do grupo de extrema direita FRDeter, cujos membros trocavam comentários racistas e faziam apologia à violência, de acordo com os jornais franceses.

O ministro já havia determinado o fechamento desses canais em abril do ano passado. O Ministério Público de Paris abriu uma investigação por “apologia ao terrorismo, ameaças de morte ou outros crimes, incitação ao ódio ou à violência em particular“.

Por: Ágatha Araújo

Foto: Flickr/Nicolas Michaud