Justiça condena a 13 anos de prisão homem que recebeu em casa 29 carregadores de fuzil importados da Polônia

Diego Basílio Ribeiro, de 36 anos, conhecido como Ratão ou Playboy, foi condenado a 13 anos e 6 meses de prisão em regime fechado pelo crime de tráfico internacional de munição de arma de fogo. Preso desde novembro de 14 de novembro do ano passado, Diego recebeu em casa, num condomínio de classe média em Vargem Grande, na zona oeste do Rio, uma encomenda embalada pelos Correios que continha 29 carregadores de fuzil AK-47 importados da Polônia.

Além da encomenda ter sido registrada como filtros de piscina, o destinatário estava morto. A partir disso, a Receita Federal notificou a Polícia Federal e as investigações começaram. A ação controlada foi informada à Justiça.

No celular de Diego, que foi apreendido no dia da prisão, a PF encontrou o rastreamento e acompanhamento do trâmite do desembaraço aduaneiro de uma carga advinda da Polônia. Além disso, também foram encontradas fotos de Diego exibindo dinheiro em espécie, carros de luxo e viagens ao exterior.

Segundo a denúncia do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público Federal, o pacote tinha como destinatário Ricardo Fernandes, mas foi Diego quem apareceu na portaria do condomínio e assinou o recibo de entrega dos Correios. Além disso, a Polícia Federal descobriu que Ricardo já era falecido. Ao ser interrogado, Diego alegou que, no dia dos fatos, estava esperando chegar um relógio que disse ter comprado pela internet. Ele disse que tinha os comprovantes da aquisição do relógio, mas segundo a sentença, nunca os apresentou.

Por: Ágatha Araújo

Foto: reprodução