Casa de Carmen Miranda exibirá filme nesta sexta-feira (19) em protesto após desabamento do telhado

Após o desabamento do telhado da casa onde viveu Carmen Miranda, localizada no Arco do Teles, Centro do Rio, integrantes do Queerioca, primeiro centro cultural LGBTQIAPN+ do Brasil, planejam um protesto criativo e uma homenagem à artista. Na sexta-feira (19), o centro cultural, situado em frente ao imóvel, exibirá o filme “That Night in Rio”, estrelado por Carmen Miranda em 1941, nos tapumes colocados na fachada, a partir das 19h.

“A Queerioca é o primeiro centro cultural focado em arte LGBTQIAPN+ ali no Arco do Teles, com atividades diversas como cinema, teatro, música, literatura e artes plásticas. Estamos em frente à casa de Carmen Miranda e essa exibição é uma forma de protesto e homenagem à artista, que é considerada um ícone queer da cultura brasileira,” explicou Laura Castro, idealizadora e gestora do centro cultural.

Laura destacou a emoção de estar próximo ao local histórico e lamentou o desabamento, enfatizando a importância de chamar atenção para a necessidade de recuperação do imóvel. A rua foi interditada emergencialmente após o incidente.

“É um absurdo que um imóvel histórico, especialmente o da Carmen Miranda, tenha chegado a esse ponto. Queremos usar essa iniciativa cultural para conscientizar sobre essas questões,” concluiu Laura.

A exibição do filme será parte de um dia dedicado à memória e à valorização do patrimônio cultural brasileiro, buscando também sensibilizar a comunidade sobre a preservação histórica.